Poemas Engraçados
Poemas engraçados originais para rir, compartilhar e alegrar o dia com rimas divertidas, humor leve e muita criatividade.
13 visitas 20 frases
No poema da segunda-feira, o despertador cantou tão alto que até o travesseiro pediu férias. Levantei com a coragem de um herói e o equilíbrio de uma batata sobre patins, procurando café como quem procura um tesouro perdido. Quando finalmente encontrei a xícara, ela estava vazia, provando que a vida é uma grande comédia rimada e que sobreviver à manhã já merece aplausos, medalha e mais duas colheres de açúcar.
Escrevi um poema para a balança, mas ela respondeu com números que pareciam piada de mau gosto. Disse que meu talento era pesado, que meus sonhos ocupavam espaço e que o bolo de ontem tinha deixado saudades. Então calcei o tênis, caminhei até a cozinha e descobri que a geladeira também tinha senso de humor, pois guardava um pudim brilhante esperando meu fracasso atlético. Ri, servi uma fatia e chamei aquilo de celebração poética.
Meu gato ouviu que eu faria poemas engraçados e resolveu colaborar derrubando a caneta, sentando no caderno e miando exatamente na parte mais dramática. Agora o texto fala de um rei atrapalhado que perdeu a coroa dentro da caixa de areia e precisou negociar com um felino de bigodes importantes. Aprendi que toda inspiração tem quatro patas, sono profundo e uma coragem enorme para pedir comida cinco minutos depois de terminar o jantar.
Na feira, uma banana escorregou da sacola e fez uma entrada triunfal no meu poema. A maçã tentou manter a postura, a laranja rolou de rir e o abacaxi ficou parado, espinhoso e elegante, como quem já tinha visto confusões maiores. Voltei para casa com frutas, histórias e a certeza de que até a salada pode virar literatura quando a imaginação resolve temperar os versos com uma pitada generosa de trapalhada.
O computador travou bem na hora em que eu terminava um poema genial sobre produtividade. A tela ficou imóvel, o mouse fez cara de culpado e o teclado parecia estar meditando sobre os mistérios da tecnologia. Respirei fundo, contei até dez e apertei todos os botões com a delicadeza de quem tenta convencer uma torradeira a escrever uma novela. No fim, salvei apenas o título, mas ele era tão engraçado que já parecia metade da obra.
Fui regar as plantas e descobri que o vaso de manjericão tinha crescido mais do que minha disciplina. Ele estava verde, perfumado e claramente orgulhoso, enquanto eu ainda negociava com a preguiça para dobrar uma meia. Fiz um poema sobre folhas corajosas, regadores distraídos e uma samambaia que sonhava ser cantora. Desde então, converso com o jardim, porque as plantas não interrompem minhas rimas, apenas balançam as folhas como se aplaudissem.
Meu guarda-chuva abriu dentro de casa e decidiu que era uma ave migratória. Voou pela sala, derrubou uma almofada e pousou perto da janela com a dignidade de um capitão em dia de tempestade. Escrevi versos sobre nuvens atrapalhadas, pingos bailarinos e botas que sempre desaparecem quando a chuva chega. Depois saí molhado, mas feliz, porque até o tempo ruim fica mais leve quando ganha uma rima torta e uma boa gargalhada.
No poema do almoço, o macarrão se enrolou tanto no garfo que parecia estar contando segredo. O molho fez uma mancha artística na camisa, o queijo caiu no chão com a precisão de um cometa e eu declarei que tudo fazia parte de uma experiência gastronômica avançada. Minha família riu, o cachorro aprovou a bagunça e eu descobri que cozinhar é transformar ingredientes simples em histórias deliciosamente desastradas para contar depois.
Tentei organizar o quarto e encontrei uma meia perdida atrás do armário, um botão sem camisa e uma moeda que provavelmente estava planejando fugir para um país distante. Cada objeto entrou no poema como personagem de uma aventura muito séria e completamente sem sentido. A meia virou detetive, o botão era prefeito e a moeda abriu uma padaria. No fim, o quarto continuou bagunçado, mas pelo menos a imaginação saiu limpa, penteada e sorrindo.
Minha bicicleta tem um sino que toca com a empolgação de quem acabou de descobrir uma notícia importante. Em cada passeio, ele anuncia minha chegada para pombos distraídos, cachorros curiosos e pessoas que só queriam atravessar a rua em paz. Fiz um poema sobre pedais cansados, vento bagunçando o cabelo e uma mochila que sempre escolhe o lado errado para escorregar. Pedalar, afinal, é rimar com as pernas e rir das próprias curvas.
O espelho me viu tentando dançar e não conseguiu esconder a surpresa. Meu braço foi para um lado, meu pé inventou outro ritmo e a sala virou palco para um espetáculo que nenhum coreógrafo teria coragem de ensaiar. Transformei o episódio em poema, com passos tropeçados, giros improváveis e aplausos imaginários. Desde então, danço sem vergonha, porque quem ri de si mesmo aprende que toda desafinação pode virar refrão alegre.
Abri a geladeira procurando inspiração e encontrei um tomate filosófico, uma cenoura otimista e um pote de arroz que parecia saber todos os segredos da casa. Escrevi um poema em que os legumes faziam reunião para decidir quem seria a estrela do jantar. O tomate ganhou por ser vermelho e dramático, mas a batata protestou dizendo que tinha mais fãs. No fim, cozinhei tudo junto e servi uma comédia com cheiro de tempero.
Meu relógio corre mais depressa quando estou atrasado e passeia devagar quando espero o fim da reunião. Essa criatura redonda merecia um poema cheio de ponteiros travessos, alarmes insistentes e minutos que se escondem atrás do sofá. Tentei discutir com ele, mas respondeu apenas com um tique-taque debochado. Aceitei a derrota, ajeitei o cabelo e saí apressado, pois até o tempo parece gostar de brincar quando a gente tem compromisso marcado.
A máquina de lavar engoliu uma meia e iniciou uma investigação silenciosa. Procurei embaixo da cama, dentro das gavetas e até no bolso de um casaco que não uso desde o último inverno. Nada. Então escrevi um poema sobre um reino secreto onde meias desaparecidas usam capas, comem pipoca e assistem às pessoas procurando por elas. Talvez seja verdade, porque toda vez que lavo roupas, uma peça some e outra volta com uma história misteriosa.
No ônibus, meu fone de ouvido fez um nó tão complexo que parecia ter estudado engenharia. Passei o trajeto tentando libertar os fios enquanto uma música distante tocava como trilha sonora de uma missão impossível. O poema nasceu entre curvas, freios e olhares curiosos de passageiros que certamente torciam pela derrota do emaranhado. Quando consegui desfazer o nó, desci no ponto errado, mas ri tanto que a caminhada virou parte da aventura.
Meu cachorro decidiu que uma vassoura era inimiga pública e passou a tarde protegendo a casa de cada movimento suspeito. Latia para o cabo, recuava para pensar e voltava com uma coragem digna de poema épico. Escrevi sobre um guerreiro peludo, uma espada de madeira e um tapete que servia de castelo. No final, a vassoura venceu ficando parada, mas ele recebeu biscoitos por bravura e eu ganhei material para versos muito divertidos.
Fui fazer um bolo e a receita dizia uma pitada de sal, mas minha distração colocou uma pitada de confusão em cada etapa. A farinha voou, o ovo escapou da tigela e a massa cresceu com uma personalidade própria. Criei um poema sobre confeiteiros atrapalhados e colheres que dançam no balcão. O bolo ficou torto, porém saboroso, ensinando que a perfeição é bonita, mas uma sobremesa engraçada rende lembranças muito melhores.
Acordei decidido a ser adulto, pagar contas e responder mensagens importantes, mas o sofá me chamou para uma reunião urgente com a almofada. Em poucos minutos, eu já estava escrevendo um poema sobre responsabilidades que usam sapatos barulhentos e descansos que chegam de pantufa. Prometi resolver tudo depois de um chá, depois de uma música e depois de mais cinco minutos. A vida adulta pode ser séria, mas merece intervalos para rir da própria correria.
Meu caderno recebeu uma mancha de café bem no meio da página e, em vez de estragar o poema, ela virou um pequeno planeta marrom. Inventei astronautas de biscoito, naves em forma de chaleira e uma lua feita de pão de queijo. Cada verso orbitava a bagunça da mesa, onde canetas, papéis e migalhas conviviam em paz. Descobri que acidentes cotidianos são ótimos professores de humor para quem observa o mundo com olhos brincalhões.
Quando tentei tirar uma foto elegante, o vento escolheu transformar meu cabelo em bandeira de país desconhecido. Pisquei no momento errado, o cachorro atravessou a cena e uma folha pousou no meu ombro como se fosse acessório de luxo. O resultado mereceu um poema sobre poses corajosas, câmeras impacientes e beleza acidental. Guardei a imagem mesmo assim, porque os melhores retratos são aqueles que fazem a gente rir sempre que volta a olhar.